A cultura maranhense ganhará um fôlego extra nesta quinta-feira, 28, com o lançamento da obra literária “Severiano Marinheiro – A História Completa”, de autoria do escritor Sanatiel Pereira, membro da Academia Ludovicense de Letras, Cadeira 9, patroneada por Odorico Mendes.
Neste novo livro, Sanatiel volta para contar com detalhes o que realmente aconteceu com Severiano marinheiro, em sua viagem onírica, embarcado em sua igarité, sobre as águas do oceano Atlântico que circundam a ilha de Upaon-Açu. A oscilação dos acontecimentos que ocorrem torna a história mística e transcendental, sem contudo perder a ligação com o mundo e a dimensão real. Os fatos passam a ter novos figurantes que contam o que viram ou o que pensam que viram.
Os encontros desses mundos paralelos se regozijam em banquete quando percebem que não estavam sós. Severiano, de uma forma mística, viveu e construiu um mundo cheio de surpresas. Como cita a escritora Ceres Costa Fernandes, no prefácio da obra, a técnica narrativa de Severiano Marinheiro, nesta pequena novela poema, segue a recomendação da poesia épica, da poesia narrativa das grandes epopeias marítimas, como a Ilíada, a Odisseia e Os lusíadas, pois a ação começa in media res, no meio das coisas. Há um continuum de semelhanças com a narrativa épica, e a prosa em vários momentos do texto se torna poética.
Conforme ressaltou também o médico, poeta, contista e cronista, Arquimedes Vale, em sua resenha na orelha do livro, “SEVERIANO não é pescador, mas conhece os mistérios dos homens do mar. Vive a paz da sua solidão deixando a consciência aberta para os mais altos voos dentro do seu mundo. nessa sua viagem, que foge do seu trivial, experimenta grandes emoções, e a base é a explosão do seu medo, que sempre disfarçou na couraça de um valente, que se acumulou durante os anos do seu enfrentamento com gigantes poderosos e incontroláveis. Sua luta é orgânica. É carencial a ponto de terminar em braços de anjos. É o afago que todo mundo deseja”.
Sanatiel Pereira é autor dos livros: Mulheres de Atenas (2007), Os Quatro Elementos (2010), Janelas do Tempo (2015), A Curva do Vento (2018), O Cheiro do Tempo (2021); os livros de conto Severiano Marinheiro (2011) e O Poço (2015); o de novela O Vale Das Trutas (2017) e o romance Os Anjos Não Têm Asas (2021).
DATA DO LANÇAMENTO: 28 de setembro (quinta-feira)
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Palácio Cristo Rei, instalado na Praça Gonçalves Dias, Centro de São Luís.
*Release enviado para o SACADA LITERÁRIA
Você pode ter perdido
Carta ao Excelentíssimo Sr. Prefeito de São Luís, EDUARDO BRAIDE – versão
A POESIA COMO TÁBUA DE SALVAÇÃO
Biblioterapia: A Arte de Curar pela Leitura