Sacada Literária

Cultura, crítica e divulgação

SANATIEL PEREIRA lança o livro “Severiano Marinheiro”

A cultura maranhense ganhará um fôlego extra nesta quinta-feira, 28, com o lançamento da obra literária “Severiano Marinheiro – A História Completa”, de autoria do escritor Sanatiel Pereira, membro da Academia Ludovicense de Letras, Cadeira 9, patroneada por Odorico Mendes.

Escritor Sanatiel Pereira

Neste novo livro, Sanatiel volta para contar com detalhes o que realmente aconteceu com Severiano marinheiro, em sua viagem onírica, embarcado em sua igarité, sobre as águas do oceano Atlântico que circundam a ilha de Upaon-Açu. A oscilação dos acontecimentos que ocorrem torna a história mística e transcendental, sem contudo perder a ligação com o mundo e a dimensão real. Os fatos passam a ter novos figurantes que contam o que viram ou o que pensam que viram.

Os encontros desses mundos paralelos se regozijam em banquete quando percebem que não estavam sós. Severiano, de uma forma mística, viveu e construiu um mundo cheio de surpresas. Como cita a escritora Ceres Costa Fernandes, no prefácio da obra, a técnica narrativa de Severiano Marinheiro, nesta pequena novela poema, segue a recomendação da poesia épica, da poesia narrativa das grandes epopeias marítimas, como a Ilíada, a Odisseia e Os lusíadas, pois a ação começa in media res, no meio das coisas. Há um continuum de semelhanças com a narrativa épica, e a prosa em vários momentos do texto se torna poética.

Conforme ressaltou também o médico, poeta, contista e cronista, Arquimedes Vale, em sua resenha na orelha do livro, “SEVERIANO não é pescador, mas conhece os mistérios dos homens do mar. Vive a paz da sua solidão deixando a consciência aberta para os mais altos voos dentro do seu mundo. nessa sua viagem, que foge do seu trivial, experimenta grandes emoções, e a base é a explosão do seu medo, que sempre disfarçou na couraça de um valente, que se acumulou durante os anos do seu enfrentamento com gigantes poderosos e incontroláveis. Sua luta é orgânica. É carencial a ponto de terminar em braços de anjos. É o afago que todo mundo deseja”.

Sanatiel Pereira é autor dos livros: Mulheres de Atenas (2007), Os Quatro Elementos (2010), Janelas do Tempo (2015), A Curva do Vento (2018), O Cheiro do Tempo (2021); os livros de conto Severiano Marinheiro (2011) e O Poço (2015); o de novela O Vale Das Trutas (2017) e o romance Os Anjos Não Têm Asas (2021).

DATA DO LANÇAMENTO: 28 de setembro (quinta-feira)

HORÁRIO: 19h

LOCAL:  Palácio Cristo Rei, instalado na Praça Gonçalves Dias, Centro de São Luís.

 

 

*Release enviado para o SACADA LITERÁRIA