[Enviado por] Paulo Rodrigues
O Selo Off Flip – editora sediada em Paraty – anunciou os textos vencedores do Prêmio Off Flip de Literatura deste ano, nas três categorias: conto, crônica e poesia. Na poesia, a grande vencedora foi a poeta Luiza Cantanhêde, de Santa Inês-MA, que reside em Teresina (e se destaca na literatura nacional pela produção de alta qualidade).
Luiza tem inúmeros prêmios. É uma autora muito elogiada pela crítica especializada. “Trabalhar com o signo Literário ao meu ver é como carregar uma luz para iluminar a escuridão do mundo, desde que a poesia me escolheu, tenho tido muitas alegrias, sobretudo na ampliação da minha humanidade. Tenho ganho alguns prêmios importantes, à exemplo do “Destaque Nordeste” em Pernambuco, do festival de poesia Samuel Barreto, do 1° Concurso da Academia Ludovicense de Letras e da certificação no prêmio Internacional de Literatura da União Brasileira de escritores/UBE-RJ, e agora vencemos mais um, desta feita, o primeiro lugar na Antologia NORDESTES, pelo importante selo Off Flip.
“Estou muito feliz e honrada, vencer um concurso literário é uma conquista significativa que vai além do reconhecimento pessoal. A importância desse feito reside na valorização do talento e do trabalho árduo dedicados à escrita. Ao vencer um concurso literário, um(a) autor(a) tem a oportunidade de ter sua voz amplificada e suas palavras compartilhadas com um público mais amplo”, afirmou Luiza Cantanhêde.
A festa de premiação será em novembro, em Paraty. Luiza Cantanhêde estará lá representando a boa poesia maranhense.
Viva a poesia da terra de Gonçalves Dias!
O poema vencedor do O Selo Off Flip:
ABAPORU
A fome que come gente
Nos olhos do Abaporu
O sol na epiderme
O suor afogando a pele
Antes das rezas
Outros dias nascerão
Para o cansaço
“O homem plantado na terra”:
Unhas encravadas no contorno
Do tempo.
O homem pintando o sertão:
Seca, estrume, gibão.
Mão de pilar, mandacaru
cansanção
Terra batida
Barro vermelho
Água salobra
Tudo é tela
Que nos atropela.
(Luiza Cantanhêde)
Gigante. E o poema, sem dúvidas, é antropofágico, come as nossas entranhas, enquanto refletimos sobre o mundo.
Parabéns, Luzia! Estamos muito bem representadas.
Merecido prêmio, pela beleza, força vital [arracada do chão e das palavras] e palavra original, comedora da gente, no poema. Parabéns, Luiza Cantanhêde, que venham outros e outros!
Agradeço imensamente o espaço concedido neste importante Sacada Literária!
Estendo meu agradecimento aos queridos Antonio Ailton, Paulo Rodrigues e à querida Anna Liz.
Com Luíza vencedora do off-flip 2023 estamos todos vencedores. Todos nós escolhidos pela poesia para levar a claridade da gente para muita gente pela estrada afora.
Valeu meu poeta querido Luis Henrique! Vamos juntos…
Com Luíza vencedora do off-flip 2023 estamos todos vencedores. Todos nós escolhidos pela poesia para levar a claridade da gente para muita gente pela estrada afora.
A poesia fala pelo corpo inteiro de Luiza Cantanhêde. Ela é só poesia. E da maravilhosa.
Gratidão poeta querido Morano Portela!
Mais uma vitória e o reconhecimento de uma poeta nordestina. Entre mandacarus, cansanção, calor, seca e água salobra sai um belo poema. Doído, mas uma canção, daquelas que fazem chorar e ao mesmo tempo dançar
Assis coelho
Assis Coelho, muito obrigada pela leitura carinhosa!