PRÉ-LANÇAMENTO DE
“SAFRA DE QUARENTENA”
“Manejando as palavras com a leveza e a paixão de um servidor público do amor e da poesia, Joãozinho Ribeiro traduz neste poemário Safra de quarentena os ares do mundo atual, onde os limites da vida se esgarçaram para o conflito. Trata-se do versejar de um notável cultor da canção maranhense, que tem também no livro, uma vital extensão de sua voz: ‘Minha esperança é urgente/Felicidade pra agora/Que seja a meta do dia/Presente a toda hora/Que chegue com toda alegria/E nunca mais vá embora’.”
Salgado Maranhão
“Todas essas abordagens, universalizadas, são necessárias e atuais nesses tempos modernos, cujas palavras de ordens são a pressa e o afrouxamento dos laços comunitários, que resultam no mito do individualismo, gerando isolamento e solidão em um mundo fragmentado e disperso, como nos é lembrado nos versos: ‘Entre muros de silêncio/vai selando um pacto/com a mudez das horas’.”
Silvana Pantoja
Nascente
Janeiro nasce na quarta
Sem trombetas anunciando
A existência dos dias,
Assim como um calendário
Cujas folhas vão verdejando
Até despencarem na primavera
E descansarem de suas levezas.
Muros de silêncio
Conversa feita de distância,
Entre muros de silêncio,
Vai selando um pacto sinistro
Com a mudez das horas.
Um pássaro distante
Inaugura, na tarde,
Um canto triste de esperança
Que cisma em balançar nos galhos.
País moribundo
Enquanto a escrita
Decifra o papel,
A página vira capítulo
De uma outra aventura
Que é inventada
Pela imaginação.
A invenção do futuro
É projetada nos muros,
Enquanto panelas ensandecidas
Ensaiam um novo desconcerto,
Cravando o aço de um punhal
Nas entranhas
De um país moribundo.
*
SOBRE O AUTOR
Joãozinho Ribeiro é poeta e compositor, titular da cadeira nº 26 da Academia Ludovicense de Letras. Autor de mais de cem músicas gravadas por renomados artistas brasileiros, como Zeca Baleiro e Chico César, é detentor recente dos prêmios mérito cultural, pela Universidade Federal do Maranhão (2022) e medalha comemorativa do bicentenário do poeta Gonçalves Dias (2023), outorgada pela Academia Maranhense de Letras.
*
Para adquirir este livro em pré-lançamento, acesse:
https://caravanagrupoeditorial.com.br/produto/safra-de-quarentena/
O poeta confrade Joãozinho Ribeiro é mult artista de altíssima grandeza. Fica aqui meus aplausos e no aguardo da sua nova obra poética. Parabéns e avante na poesia e na arte, a cultura maranhense brasileira é a sua sina.
O poeta Joãozinho Ribeiro é mult artista de altíssima grandeza. Fica aqui meu apreço, o carinho e no aguardo da sua nova obra poética. Parabéns e avante na poesia e na arte, a cultura maranhense brasileira é a sua sina.
O poeta Joãozinho Ribeiro é mult artista de altíssima grandeza. Fica aqui meu apreço, o carinho e no aguardo da sua nova obra poética. Avante na poesia e na arte, a cultura maranhense e brasileira é a sua sina.