Sacada Literária

Cultura, crítica e divulgação

LUÍS AUGUSTO CASSAS REABRE TEMPORADA DE POESIA

CASSAS RETORNA À CENA LÍRICA NA NOITE DE 27 DE NOVEMBRO, LUA CHEIA, COM LANÇAMENTO DE CINCO NOVOS LIVROS DE POEMAS, NO BALCÃO BAR E RESTAURANTE, NA RUA DR. MELO ALVES, 150, JARDINS, SÃO PAULO, A PARTIR DAS 19 HORAS.

Acostumado à prática de longos intervalos editoriais para gestar, ruminar e acalentar seus rebentos líricos antes que desçam ao mundo, o poeta Luís Augusto Cassas quebra o jejum e iniciará a partir de 27 de novembro, no Balcão Bar e Restaurante, em São Paulo, o lançamento de cinco novos livros de poesia.

São eles, República dos Becos e Novos Poemas; Titanic-Boulogne: A Canção de Ana e Antônio; e Quatrocentona: Código de Posturas e Imposturas Líricas da Cidade de São Luís do Maranhão, com temática ludovicense-universal, a partir de imersão nos motivos de sua terra, seu povo, sua alma. Mais dois títulos fazem parte desse pacotaço lírico: Cotidiano, o Sagrado e Uma Bota para Netuno, vestindo o existencialismo lúdico-espiritual atravessado pela beleza do sublime e suas marés cotidianas.

Quatro títulos trazem o selo editorial da Editora 2×4, de Florianópolis, leia-se Valmor Fristche. Em pleno período pandêmico, o poeta afastou-se de São Paulo, onde reside, morando quase três anos em Floripa, aproximando-se do povo e cultura sulista.

Mas há peculiaridades que devem ser registradas para clarear a cena. Quatrocentona, foi editado anteriormente pela Arribaçã, editora paraibana, através do poeta Linaldo Guedes, e se constitui em multifacetada antologia sobre a cidade natal, São Luís do Maranhão. Os outros quatro  livros, estes sim, foram produzidos pela 2×4, de Floripa, neste segundo semestre de 2023,fazendo um cruzamento de cinco títulos de poesia antenada com o ontem, o depois e o agora.

Duas grandes surpresas para o leitor decorrem das novas edições de República dos Becos e Novos Poemas e Titanic-Boulogne: A Canção de Ana e Antônio. O primeiro, República dos Becos, livro inaugural de Cassas, volta vestido com novos poemas, muitos inéditos. Parte considerável de poemas foram suprimidos, por não resistirem ao charme do tempo, na opinião do autor.

Titanic-Boulogne: A Canção de Ana e Antônio, completa 25 anos em 2023, ano em que se comemora o aniversário de 200 anos de nascimento de Gonçalves Dias, em agosto, um dos ídolos do poeta, por quem sempre revelou grande admiração. A obra comparece no instante em que está ampliada a dimensão do espírito afetivo promovida pelo acontecimento, com a memória coletiva voltada ao romance entre Gonçalves Dias e Ana Amélia e as trágicas contradições do seu naufrágio amoroso.

Em novas edições, as obras alimentarão novas visões  de  leitura, envolvendo criação de novo público, a partir do interesse e vivificação das temáticas de origem, que estão incorporadas em nossa genealogia  cultural.

5 NOVOS LIVROS DE CASSAS QUE SERÃO LANÇADOS EM NOVEMBRO DE 2023:

  1. República dos Becos e Novos Poemas
  2. Titanic-Boulogne: A Canção de Ana e Antônio
  3. Cotidiano, O Sagrado
  4. Uma Bota Para Netuno  
  5. Quatrocentona: Código de Posturas & Imposturas Líricas da Cidade de São Luís do Maranhão

 

O AUTOR E SUA OBRA

Luís Augusto Cassas nasceu em 1953, em São Luís do Maranhão, reside em São Paulo.

Buscador e não-buscador, sua jornada lírica tem sido progressivamente restaurar com os materiais da vida, trazidos à poesia, a circulação do bem, belo, verdade, justiça, construindo, de maneira integradora, a essência do nome de Deus, Iod+ He+ Vav + He, na travessia da consciência do humano.

Aos trinta anos, travou conhecimento com a obra de Carl Jung, I Ching, taoísmo, que lhe ampliou a compreensão da vida e do mundo. À busca do transcendente, desenvolveu ampla experimentação, incorporação e dissolução de códigos, com o que vestiu seu azul.

A partir de 1981, data de sua estreia, publicou vinte e quatro livros de poemas. A saber: República dos Becos; A Paixão Segundo Alcântara e novos Poemas; Rosebud; O Retorno da Aura; Liturgia da Paixão, Ópera Barroca; O Shopping de Deus & a Alma do Negócio; Titanic – Boulogne: A Canção de Ana e Antônio; Bhagavad-Brita: A Canção do Beco; Deus Mix: Salmos Energético de Açaí c/ Guaraná e Cassis; O Vampiro da Praia Grande; Em Nome do Filho: Advento de Aquário; Tao à Milanesa; Evangelho dos Peixes para a Ceia de Aquário; Poemas para Iluminar o Trópico de Câncer; A Mulher que Matou Ana Paula Usher; O Filho Pródigo; Bacuri-Sushi: A Estética do Calor; A Ceia Sagrada de Míriam; O Livro, compreendendo: Livro I – O Sentido (Relatos da Fumaça do Incenso), Livro II – O Paraíso Reencontrado; enfeixados em A Poesia Sou Eu; Poesia Reunida, dois volumes encadernados (Imago Editora, RJ, 2012).

São obras mais recentes A Pequena Voz Interior & Outros Comícios do Vento; Maria, a Fortaleza Sutil que Vence toda Força, Paralelo 17 e Quatrocentona: Código de Posturas e Imposturas Líricas de São Luis do Maranhão.

A poesia tem sido o seu bunker, templo, cinema, psicoterapia.