Sacada Literária

Cultura, crítica e divulgação

Mapa representativo do fundacional-da-ilha de Sao-

Mapa representativo da França Equinocial - São Luís , Maranhão, 1615. Fonte: Antonio Noberto

Intercâmbio São Luís, Cancale e Saint-Malo

Antonio Noberto*

 

Revivendo a nossa primeira história

No último mês de maio, as cidades francesas de Cancale e Saint-Malo (pronuncia-se San Malô) homenagearam o fundador de São Luís e descobridor das Guianas, o francês Daniel de la Touche de la Ravardière. Foram três dias de apresentações culturais: lançamento do livro “La Ravardière, de Cancale a São Luís”; inauguração de exposição sobre a vida e a obra de Daniel de la Touche, organizada nas duas cidades; mesa redonda; palestras; show da cantora Anna Torres; missa em memória ao padre João de Fátima, criador do projeto CEPROMAR, em São Luís; etc. Representaram o Maranhão este pesquisador que escreve o presente artigo, Antonio Noberto, e o vereador de São Luís Aldir Júnior, que agraciou autoridades das duas cidades com a comenda maior da Câmara Municipal de São Luís, a medalha Simão Estácio da Silveira. Ao final do evento restou o saldo positivo e a esperança de continuidade do intercâmbio entre as três cidades envolvidas: São Luís, Saint-Malo e Cancale.

Representantes do Maranhão com o prefeito em frente a prefeitura de Cancale

No segundo dia de evento, no ancoradouro de onde a esquadra fundadora partiu para São Luís em 1612, o Porto de la Houle, na pequena Cancale, o prefeito da cidade nos ofertou a comenda maior do município, o medalhão de Cancale, e se comprometeu visitar o Maranhão no próximo ano. Durante a estada na França o vereador Aldir Junior prometeu a entrega do título de cidadã ludovicense à cantora maranhense Anna Torres, promessa cumprida no último dia 4 de setembro, em um belo e emocionante evento ocorrido na Câmara Municipal de São Luís.

Ainda este ano, o CEPROMAR França fará à Câmara Municipal de São Luís a cessão dos direitos de publicação do livro em quadrinhos “La Ravardière, de Cancale a São Luís”, que será traduzido e lançado no Maranhão quando da vinda do prefeito Pierre-Yves MAHIEU no próximo ano.

 

Outras agendas

Antonio Noberto recebendo a comenda maior de Cancale

Além do lançamento do livro e da participação de eventos na Câmara, palestras e visitas oficias, pretende-se organizar um grande evento em Santa Maria de Guaxenduba, no município de Icatu/MA, quando autoridades do estado do Maranhão e o prefeito de Cancale inaugurariam um monumento a franceses, portugueses, tupinambás e tapuias mortos na Batalha de Guaxenduba, conflito ocorrido em novembro de 1614, quando se disputava o domínio e posse do Brasil setentrional.

Na agenda do prefeito Mahieu discute-se a possibilidade de uma visita ao Pará, especialmente a Bragança, cidade fundada por Daniel de la Touche em julho de 1613, e a Cametá, município do Baixo Tocantins também visitado por Daniel de la Touche naquela mesma viagem.

Intercâmbio

Antonio Noberto-discursando ao lado de um busto de La-Ravardière no Museu de Cancale.

 

Um ponto alto da visita do prefeito será a assinatura de convênio de intercâmbio entre as cidades da França com São Luís. As tratativas começaram em maio e a concretização deverá acontecer durante a visita do prefeito Mahieu. No entanto, é preciso o aval do parlamento dos dois municípios. O intercâmbio contemplará o envio de professores e alunos de São Luís para a cidade de Cancale e, possivelmente, de Saint-Malo. E em contrapartida, São Luís receberá discentes e docentes da cidade co-irmã.

 

La Touche entre os grandes navegadores da França

Desde as comemorações dos quatrocentos anos de São Luís, em 2012, que os franceses daquelas duas cidades co-irmãs despertaram para a importância do fundador de São Luís e descobridor das Guianas. O pioneirismo da viagem de Daniel de la Touche de la Ravardière às Guianas em 1604 foi decisivo para que a França pudesse contar com este departamento tropical encravado entre as elevações dos Andes e a floresta amazônica. Hoje a França conta com um dos melhores centros de lançamento de foguetes do mundo em Kourou, na Guiana francesa, e isto começou com a viagem exploratória de La Touche. Se hoje São Luís é uma das cidades mais importantes desta parte do país, isso tem o pioneirismo de La Touche de la Ravardière.

No dia 8 de setembro de 2012, enquanto São Luís comemorava seu quarto centenário, a cidade de Cancale inaugurava no porto de la Houle, um busto de Daniel de la Touche, com uma ligeira aparência do navegador francês Samuel de Champlain, o conquistador do Canadá.

As promessas de retomada do sonho da França Equinocial nunca acabou porque os franceses nunca desistiram dos maranhenses. Eles sempre nos viram com a responsabilidade de quem um dia plantou a semente de uma nova França nesta terça parte do Brasil com a capital em São Luís.

Nós ludovicenses e maranhenses agradecemos e ficamos felizes pelo revival.

Em 2024 pretende-se fazer o mermo com algumas cidades de Portugal, a exemplo de Lisboa, Porto e Setúbal. Mas este será o assunto de uma outra postagem.

 

Antonio Noberto

 

 

*Turismólogo, palestrante e escritor. Membro-fundador e ex-presidente da Academia Ludovicense de Letras – ALL, membro-fundador da Academia Vargem-grandense de Letras e Artes – AVLA. Idealizador e curador da exposição França Equinocial para sempre, Inspetor da PRF, 2⁰ vice-presidente da Cruz Vermelha no Maranhão.