LANÇAMENTO DE LIVRO
“O BERRO DAS LETRAS” – KARLA CASTRO
SOBRE O EVENTO
O Lançamento do Livro de Poesias “O Berro das Letras”, da autora Karla Castro pela editora Literarte, será realizado dia 18 de outubro, a partir das 19h, no Miolo Bar, Avenida Litorânea. O Lançamento de seu 2º livro contará com apresentação de um Sarau Lítero-Musical com diversos poetas da cidade e um pocket-show intitulado “Canto do Agreste”, dos cantores China e Rose. A sessão de autógrafos, a récita e a música nordestina serão palco de uma noite imperdível, que promete lançar à cidade uma obra literária singular, potente, singela e, sobretudo, poética. Entrada Gratuita.
SOBRE A AUTORA E OBRA
Karla Castro. Cearense, radicada no Maranhão desde 1999, é fisioterapeuta, professora e pesquisadora, com mestrado e doutorado na área do envelhecimento humano, desenvolvendo pesquisas e publicações sobre Longevidade Humana. Em 2020, mergulhou no universo literário e possui várias participações em antologias e coletâneas nacionais e internacionais, além de uma obra individual já publicada, o livro de poesias: Todo O Meu Sentimento Através Dos Teus Olhos, premiado em 2024 no Salon du livre em Genebra/Suíça. É membro da Academia De Belas Artes Do Rio Grande Do Sul – ABARS e já finaliza seu segundo livro de poesias: O berro das letras, lançado pela Literarte em setembro de 2024, na 27ª Bienal internacional do livro de São Paulo e já recebendo o prêmio de Livro destaque na Bienal. Sua paixão é organizar saraus homenageando amigos poetas e também compartilha sua poesia em rodas de leitura e oficinas literárias para idosos, momento em que vivencia a força e sensibilidade da criação poética por meio da troca e integração de experiências Intergeracionais através da leitura, compartilhamento de costumes, de histórias, de memórias e criação, o que faz de sua poesia algo pulsante e atemporal e que a permite fomentar um elo social importante de apoio, acolhimento e amor.
Sinopse da Obra
Karla Castro apresenta aqui o seu segundo livro de poesias: “O berro das letras”. Nesta obra, que ousa ser sujeito, por isso berra e por isso “O Berro”, busca desconstruir metaforicamente as limitadas noções de espaço e tempo que os grilhões da condição humana cria, através da sutileza poética do poema verbo, onde o seu ofício de fé é conseguir, a um só tempo, despertar todos os sentidos, já que “não sabe criar sem sentir cheiro, gosto e cor naquilo que cria” Relata Karla. Constam, no livro, 60 poemas inéditos, alguns deles ilustrados e incrustados, em perfeita simbiose, com as belíssimas xilogravuras do artista plástico baiano Pita Paiva que tem, no universo imaginário da poesia, a sua inspiração e que muito bem se expressam através dos poemas contidos no Berro das letras. Bem-vindos a esse universo particular, que agora se faz público.
ARTISTAS CONVIDADOS
Poetas:
Débora Reis
Elisa Lago
Eloy Melônio
Júlio César
Lindevânia Martins
Maura Frazão
Ray Brandão
Participações especiais:
Ana Paula Monteles
Danielle Assunção
Músicos:
João Neto e Francisco Neis
China e Rose
DJ:
Rômulo
PROGRAMAÇÃO
Das 18:30 às 20:00
DJ RÔMULO
VENDA DE LIVROS E AUTÓGRAFOS
FOTOS E REGISTROS DA NOITE
Cobertura fotográfica com Guto Cortes/ Espaço instagramável
Das 20:00 às 20:30
ABERTURA
Débora Reis e Ricarte Almeida
Karla Castro
Das 20:30 às 21:30
SARAU LÍTERO-MUSICAL “O BERRO DAS LETRAS”. Acompanhamento musical: Francisco Neis e João Neto (violão e flauta) .
Ordem de Apresentação:
- Poeta Débora Reis- POEMA NOVO
- Poeta Ray Brandão- ÂNSIAS DE SAUDADE E CORDAS DE CRAVIOLA/Bandolins
- Poeta Maura Frazão – POEMA DE CARNAVAL
- Danielle Assunção – RITUAL
- Júlio César- LAMPIÕES
- Poeta Eloy Melônio – O VIAJANTE /Viajante
- Poeta Elisa Lago- A MOÇA DA JANELA (A rosa na janela)
- Ana Paula Monteles -PAS DE DEUX DE UMA NOTA SÓ
- Poeta Lindevânia Martins-VESTIDO DE VELUDO
- Poeta Débora Reis- REDÁRIO
Das 21:30 às 22:30
POCKET SHOW “CANTO AGRESTE”
China e Rose apresentando o show Canto agreste.
Das 22h30 às 23h30
DJ RÔMULO
***
Você pode ter perdido
NATAN CAMPOS entrevistado por PAULO RODRIGUES
AIRTON SOUZA entrevistado por PAULO RODRIGUES
Carta ao Excelentíssimo Sr. Prefeito de São Luís, EDUARDO BRAIDE – versão