A poeta Luiza Cantanhêde participa da antologia
Só quero saber do que pode dar certo: oitenta vozes vezes Torquato Neto
A antologia Só quero saber do que pode dar certo: oitenta vozes vezes Torquato Neto foi organizada por Tarso de Melo e Thiago E. São 80 poetas de várias partes do Brasil, que representam muitas vozes, numa belíssima homenagem ao gênio Torquato Neto.
Os textos dialogam com a geografia humana e metafórica do Torquato. A obra é de uma profundidade discursiva imensa. Funciona como um grande documentário sobre a produção deste poeta e compositor que retirou o país do lugar comum.
Eu li. Fiquei profundamente tocado. A poesia contemporânea brasileira é um oceano de humanidades. A poeta Luiza Cantanhêde participa com o poema O RESGATE DA NOITE, na página 120:
À noite
sinto a respiração
dos homens violentos
e a sombra
sorrateira
a farejar-me
as calças.
Cubro meus passos
com capas
torquateanas
e vago
a espantar
meus medos
meninos.
Luiza, Ademir Assunção, Ailton Krenak, Arnaldo Antunes, Salgado Maranhão, Dalila Teres Veras e outros nos confirmam que Torquato continua sendo uma referência difusa e constante para a cultura nacional.
“Fiquei extremamente emocionada e honrada ao receber o convite do Thiago E para integrar a antologia Só quero saber do que pode dar certo: oitenta vozes vezes Torquato Neto. Esta obra é uma bela homenagem ao Torquato, um artista incrível, que pensava um país cheio de futuro, junto com figuras como: Glauber Rocha, José Celso Martinez, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Eu também fiquei muito feliz com a oportunidade de compartilhar páginas com grandes nomes da literatura brasileira”, comentou a poeta Luiza Cantanhêde.
*
Paulo Rodrigues é poeta com diversos livros publicados, entre os quais A claridade da gente, Cinêlândia e Cordilheira (em pré-venda pela Patuá), e importantes premiações.
Meu carinho e admiração sempre para Antonio Ailton e Paulo Rodrigues!
É sempre um prazer estar nas páginas do Sacada Literária!